quarta-feira, setembro 28, 2005

 

24. Finalmente trabalhando

Fui alocado em um departamento na Satyam três semanas atrás. Estou “trabalhando” em uma unidade chamada QEdge, que esta ligada a qualidade dos produtos. Basicamente, essa unidade é responsavel por testar os produtos, ou seja, teste de software. Existem vários tipos de teste de software, e a Satyam trabalha com diversas ferramentas. Pelo que eu entendi, a idéia deles (Satyam) é nos tornar especialistas em alguma ferramenta ou algum tipo de teste durante esse primeiro ano. O lugar que eu trabalho é afastado da cidade, tipo um polo de TI onde todas as empresas se alocaram (site). O predio da Satyam (foto ao lado) tem uns 10 andares e é um luxo só! Aqui perto tem um predio enorme da Oracle e muitos outros; é uma zona bem legal.


Mas é normal ficar tanto tempo sem trabalhar? Sim, não tem nada de errado nisso. A maioria dos trainees custa pra ser alocado em algum departamento (normalmente demora de 1 a 2 meses). Claro que existem exceções, tem uma trainee da Nova Zelândia que chegou duas semanas atrás e já viajou pra Califórnia participar de um projeto.



Mas por que demora tanto? Aconcete que em pequenas e médias empresas, as pessoas são alocadas facilmente nas unidades de negócio, mas aqui o buraco é mais em baixo. Só pra ter uma idéia, a Satyam tem mais de 23.000 funcionários e contrata mais de 500 por mês. A previsão é que a Satyam tenha 50.000 funcionários em 2008. Conseguem imaginar tanta gente?! Eu também não conseguia antes de ver com meus próprios olhos. Então todas essas pessoas ficam "sem emprego" até serem alocadas em uma unidade de negócio. Essas pessoas sem emprego são chamadas de "POOL" ou "BUFFER". É muito comum empresas de TI indianas terem um grande POOL, assim elas estão preparadas para futuros contratos. Não é uma coisa ruim estar no pool, na verdade é normal. Alguns trainees ficaram vários meses nessa situação. Além disso, pelas estatísticas, 20% dos funcionários voltam pro POOL todos os anos. Isso acontece se o funcionário pedir transferência ou se for dispensado de seu departamento.

Mas ainda não estou trabalhando. Como assim?! Calma, não é vagabundagem, hehehe. É que a luta por trabalho não termina por aí! Essa é só a primeira fase. Uma vez alocado em uma unidade de negócio (como eu estou agora), começa a luta para ser alocado em algum projeto. Para isso, é preciso disputar com os outros funcionários pelas vagas de acordo com as qualificações de cada um. Então basicamente, agora eu continuo fazendo NADA até eu ser alocado em algum projeto. Durante esse tempo, estamos sendo treinados. A espera por algum projeto, denovo, pode durar varios meses, como já aconteceu com alguns trainees. Depende muito da unidade e da pessoa.


Sobre onde vou morar, vou continuar em Hyderabad. Ainda estou morando no STC, mas pretendo me mudar em breve. A única coisa que eu tenho certeza é que preciso sair do STC o mais cedo possível. Ontem eu saí do trabalho 19hs e cheguei no STC depois das 22hs, mais de 3hs de viagem! O pior é que, em condições ideais de trânsito, dava pra fazer o mesmo percurso tranquilamente em 30min. O ônibus anda a uns 20km/h parando toda hora e buzinando o tempo todo, o trânsito é um caos total!

Comments:
Bala mesmo as instalações da Satyam, um "luxo"! Sorte ai meu.

Abração,
Difen
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?