quarta-feira, agosto 10, 2005

 

15. Burocracia e lentidão

Estou a duas semanas na Índia e ainda não comecei a trabalhar. Por enquanto, estou participando de um programa chamado “indução”, que visa integrar os trainees à estrutura e aos valores da Satyam. Estamos assistindo várias apresentações, o que podemos chamar de “lavagem cerebral”, nas quais somos induzidos a pensar e agir como um “Satyamite” (pessoa que trabalha na Satyam).

Além disso, estamos passando por uma maratona burocrática sem tamanho. Temos que nos registrar em 3 lugares: no governo (para pagar impostos), na polícia (como residentes, por ficar na Índia mais de 6 meses) e na Satyam (como funcionários). Cada registro envolve preenchimento de vários formulários. Só pra ter uma idéia, já tirei 8 cópias do passaporte e 12 fotos. O meu nome já devo ter escrito umas 50 vezes!

Agora sobre a lentidão dos indianos. Como é muita gente, muita mesmo, então eles empregam gente pra qualquer coisa. Um serviço que poderia ser feito por uma pessoa, acaba sendo feito por umas dez. Mas isso não quer dizer que eles não são trabalhadores, muito pelo contrário. No STC por exemplo, existem vários prédios sendo construídos. Qualquer hora do dia, noite ou madrugada eles estão trabalhando. Mas é uma lentidão só, pois o trabalho é na maioria das vezes manual. Ontem tava passando na frente da obra e os trabalhadores estavam nivelando o solo. Eram uns 20 indianos com umas pás estranhas cavocando o chão. Com um escavadeira, um homem poderia fazer aquele serviço em meia hora, hehehe. Parece que eles levam a sério aqui o ditado “devagar e sempre”!


Na foto ao lado existem dois indianos trabalhando, alguns olhando e outro sentado no muro sem fazer nada, exemplo perfeito do estilo indiano de trabalhar, hehehe (para amplicar, eh so clicar na foto)






Estava caminhando em uma rua em obras e fiquei espantado com os trabalhadores carregando pedras e areia manualmente em um calor de 35 graus. Uma maquina faria o mesmo trabalho em meia hora!





Foto da mesma obra acima com um trabalhador carregando uma pedra na cabeca.






Hoje, no intervalo da aula, estava conversando com uns indianos ao lado de um predio em construcao no STC. Tinha uma mulher cavando um buraco e uns 10 homens em volta olhando. Isso mesmo, bando de vagabundo! Perguntei pro indiano porque os homens ficavam so olhando a coitada da mulher se matando pra abrir o buraco e ele respondeu: "It's OK". Desisti de tentar entender.

Comments:
Essa dos caras (se bem que quase sempre são as mulheres...) carregarem pedra também não dá pra entender... Talvez até mereça outro post tipo "Porque ainda não inventaram o CARRINHO DE MÃO aqui?" hehe...
 
E aqui as mulheres enchem o saco se o cara pede pra elas pegarem uma ceva na geladeira. INDIANIZAÇÃO DO BRASIL JÁ!
 
Ôpa, aí é que eu teria trabalho garantido... Uma obra, muitos mêses, anos de trabalho garantido! hehihihe!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?