sexta-feira, julho 29, 2005

 

9. Orfanato

Ontem fomos visitar um orfanato, onde trabalha voluntariamente uma amiga do Massimo (italiano que mora comigo). O que era pra ser uma simples visita no horário do almoço, se tornou em um programa para o dia inteiro e uma experiência fantástica. O orfanato é mantido pela fundação Don Bosco, que esta presente em diversos países, inclusive no Brasil. O trabalho deste orfanato é recolher crianças carentes das ruas (apenas meninos) e fornecer condições para que elas tenham um futuro. Como eles fazem isso? As crianças são recolhidas em um local perto do centro de Hyderabad, onde passam por um período de adaptação, chamado de Re-Orientação. Este período é necessário porque muitas crianças chegam com problemas psicológicos, resultado de violência, abuso sexual e etc. Depois da Re-Orientação, elas são encaminhadas para o Centro de Reabilitação, que fica longe do centro e conta com estrutura para acomodar mais de 300 crianças. As crianças são livres para irem embora e, apesar da fundação Don Bosco ser católica, são livres para escolher qualquer religião. No Centro de Reabilitação, dependendo da idade, as crianças vão pra escola, ou para oficinas de trabalho onde podem aprender todo tipo de coisa: carpintaria, tecelagem, eletricidade, encanamento e etc. Toda essa estrutura é mantida por doações, especialmente de países como Alemanha, Itália, Áustria e Espanha. Depois do período de reabilitação, a fundação Dom Bosco procura emprego e mulher para as crianças. Isso mesmo, arranjam o casamento! É importante arranjar uma mulher porque essas crianças, por serem pobres e abandonadas, pertencem às castas mais inferiores e isso dificulta a procura por parceiros. Agora pra aproveitar a deixa, aqui na Índia existem classificados para procura de parceiros, é muito engraçado! Ontem tava olhando no jornal um desses anúncios: “Mulher procura homem de família decente para estabelecer relação duradoura”. Isso é o que eu me lembro do anúncio, mas eles especificam um monte de coisas, tipo: altura, religião, profissão e casta, hehehe.

Agora a parte mais divertida da visita. Eu tava usando uma camiseta do Brasil e alguém falou que aquela era a camiseta do Ronaldo. Alguns deles não entenderam direito e pensaram que eu era o Ronaldo! Como eles não falam inglês direito (alguns falam alguma coisa, mas a maioria não), eu tentava explicar que era só a camiseta e que eu não era jogador, mas eles não entendiam e ficavam me abraçando e pegando na minha mão repetindo sem parar: “Ronaldo, Ronaldo, Ronaldo!”, hehehe. As crianças são muito queridas!! Ao invés de você divertir eles, eles acabam divertindo você. Era só eu chegar em um lugar e logo eles me rodeavam por todos os lados e começavam a pegar na minha mão e fazer milhares de perguntas, sempre rindo muito. É engraçado que todos eles querem tocar em você, alguns deles agarravam a minha mão e não soltavam mais. Eles adoram tentar ensinar a falar a língua deles chamada Tanigul (lingua local de Hyderabad). Eu lembro de pelo menos uma palavra: “uandanalu”, que significa “obrigado”. É um ambiente contagiante, uma vez lá, não dá mais vontade de ir embora!!

Comments:
pô, vai pegar muita mulher ainda, pode escolher entre ser o VAN DAMME e o RONALDO!
 
Que experiência bacana mesmo! Emociona! Na verdade tudo o que estás passando é fantástico! Sentir outra cultura, como outros povos pensam e vivem, tão diferente sem sofrer. Aproveita! Aproveita! Um beijão!
 
Oi Gordo, eu sou a Rejane, trabalho com a Ale. Adorei! Legal saber noticias de outro país com algué conhecido. Muito legal. Como nao podia deixar de ser adorei a parte de procura-se marido!!!! Bjs
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?