terça-feira, abril 18, 2006

 

48. Kerala

No início de abril, os pais da Stephanie (canadense que mora no AP em frente) vieram passar 2 semanas na Índia. A Stephanie planejou um roteiro muito legal pra viajar com eles, passando por Kerala (um dos poucos lugares na Índia que ainda não conheco). Resolvi então me juntar a eles nessa viagem, já que meu projeto terminou e não estou fazendo nada em Hyderabad.

Um pouco sobre Kerala: É um estado ao sudoeste da Índia, conhecido por ser o mais alfabetizado e com maior qualidade de vida na Índia. É também chamado de "God's Own Country" pela sua beleza natural.


Partimos de Hyderabad segunda (3 de abril) de noite rumo a Kerala, passando por Chennai. Como toda viagem na Índia, foi dura mas a recompensa sempre vale o esforco. Após 15 horas de trem, 2 horas de avião e 3 horas de taxi chegamos em Kerala (mais precisamente em uma praia chamada Varkala, onde alugamos a cabana ao lado).


Essa praia é um pouco diferente de todas outras que conheci. A praia é envolta por um penhasco onde ficam os hotéis, restaurantes e comércio. Essa foto foi tirada na frente da nossa pousada (a praia fica atrás das pedras ao fundo na foto). Pra ser sincero, não gostei muito de Varkala. A praia não é tão bonita e o comércio já foi contaminado pelo turismo. Não que eu seja contra lugares turísticos, é que muitas vezes esses lugares são estragados pelo excesso de turistas e pela transformação do comércio para atendê-los.




Todos os anos, um batalhão de turistas invade Kerala lotando pousadas, hotéis, restaurantes e comprando tudo que é tipo de bugiganga que vê pela frente.





A maioria dos turistas são estrangeiros, que não se importam em pagar 10 dólares por uma refeição. Como conseqüência, pobres mortais como eu (que estão morando na Índia e recebendo em Rúpias), são confundidos como turistas estrangeiros, tornando as coisas muito mais caras e difíceis.



Após um dia em Varkala, partimos para Allepey, onde ficam as famosas backwaters. As backwaters são uma imensidade de canais inteconectados que funcionam como meio de transporte para a comunidade local. Lá, é possível alugar um houseboat, onde você fica "morando" enquanto passeia pelas backwaters. A foto ao lado é do nosso barco, que é um dos pequenos (tem que ver os maiores, têm até ar-condicionado split!).

O nosso barco é puro luxo (como diria o China: muito mais do que eu mereço!). É constituido por duas suites, sala de estar (foto) e cozinha (fundo). Ao nosso dispor, tínhamos o capitão (frente), um ajudante e um cozinheiro.





Kingfisher gelada e comida de primeira qualidade. Vida de rei no houseboat!






"El capitan"











Depois de Allapey, partimos em direcão ao leste de Kerala onde ficam as Western Ghats (montanhas que separam Kerala dos outros estados). A foto ao lado é de uma reserva ambiental chamada Peryar, onde vivem milhares de elefantes selvagens, entre outros animais.



Fizemos um trekking de 3 horas no meio da floresta, sempre guiados por um guarda florestal. Não tivemos muita sorte com os elefantes, pois não vimos nenhum de perto. Dizem que eles vêm pra beira do rio quando têm sede. O máximo que vimos foi um grupo de elefantes de longe no meio da floresta, mas não podíamos chegar perto, pois elefantes selvagens são violentos, especialmente quando estão acompanhados de filhotes (foi o que o guia disse).

Uma parada pra descansar (olha a latinha do guia, hehehe).








Essa é a maior árvore que já vi! O tronco é tão grande que dava pra abrir um buraco do tamanho de um carro.










Pai da Steph fazendo palhacada atravessando o rio. Adorei os pais dela, são muito engracados e, apesar da idade, ótima compania.






Já que não vimos elefantes na floresta, resolvemos apelar!








O nome dela é Maria (da elefante). Olha a cabeleira da Maria na foto ao lado.







Essa é a casa da Maria. Reparem que, enquanto ela devora o almoco, o criador junta o "capitão" que ela acabou de largar.










Fomos assistir um show de danca típica. Reparem a roupa que eles usam (são dois homens).







Foto no caminho entre Peryar e Munar, ainda nas montanhas. Esse percurso me fez lembrar a estrada entre POA e Bento.






Munar é uma típica cidade pequena da Índia. Em comparacão com as nossas cidades do interior, ao invés de existir a famosa dupla "igreja + praca", na Índia está presente o trio "igreja + templo budista + mesquita".




Munar é conhecida pelas plantacões de chá. Onde quer que você ande, tem plantacão de chá por todos os lados.










Eu e a Stephanie em uma cachoeira na estrada de Munar. Não é por acaso que chamam Kerala de "God's Own Country".

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?