quinta-feira, abril 13, 2006

 

47. Ar-Condicionado Indiano

O verão ainda não chegou, mas a temperatura em Hyderabad já está atingindo níveis assustadores. Durante o dia, os termômetros estão marcando ao redor de 40 graus. Dizem que em maio vai ultrapassar 45 graus!












Além da temperatura alta, o clima é muito seco em Hyderabad. Só pra ter uma idéia, depois do banho é só estender a toalha em uma cadeira e ela fica seca em menos de 10min.





Ontem foi um dia muito quente, num desses que fica até difícil dormir de tanto calor. Então eu e o Zamin resolvemos colocar em funcionamento um "cooler" velho que estava jogado na nossa casa. O "cooler" é tipo um ventilador gigante que funciona como um ar-condicionado. A idéia é simples: coloca-se água dentro do cooler (no fundo) e ele bombeia essa água nas paredes laterais e traseira (as paredes são revestidas com uma rede feita de palha).






Acontece que o cooler velho lá de casa tá com a bomba d'água estragada (só funciona o ventilador). Então fizemos um plano mirabolante pra conseguir umedecer as paredes do cooler.





A sequência de fotos mostra os passos envolvidos na montagem do nosso "Indian Air-Conditioning System".






Esse é o cooler já montado visto de costas (falta colocar a tampa traseira).











Taí o produto final!

Funcionamento: A água sai do tonel e passa pela garrafa PET, que funciona como controladora de pressão. No bico da garrafa PET, foi acoplado um pote de remédio pra conectar a mangueira. A mangueira, por sua vez, é levada até o interior do cooler, onde a água é distribuida nas paredes laterais e traseira. Ao ligar o ventilador, o ar é forcado a passar pelas paredes úmidas e acaba sendo resfriado.

Comments:
Bah, que mcgyver! vendam isso aí na rua e ganhem grana.
 
Nossa... com essa voces se superaram...

muito engenhoso...
 
Complicado é aguentar o fedor que sai desse troço velho...
 
hahaha, muito boa essa de voces. Tem que ir para gambiarras maravilhosas. hehe
Vcs passando calor e aqui soh agora comecando a "esquentar", afinal passoui de 10 graus eh verao!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?